Ácaros



Ácaros

Generalidades

Existem diversas espécies de Ácaros, algumas directamente enfeudadas no meio humano, outras nos alimentos e outras ainda nos animais.
São animais extremamente pequenos (tamanho da ordem de algumas décimas de mm), com ciclo de metamorfose imcompleto, que passam por um número extremamente restrito de mudas, por vezes denominadas de ninfoses.

O seu corpo apresenta um único conjunto não segmentado ao qual estão fixos 4 pares de patas.
Regra geral, os ácaros das nossas regiões são pouco sensíveis às baixas de temperatura (o ciclo de desenvolvimento persiste a baixas temperaturas) e podem sobreviver em ambientes extremamente secos.

Entre os ácaros parasitas do homem, existem os que atingem os folículos pilosos e glândulas sebáceas, como Demodex folliculorum, que provoca a formação de cravos, e parasitas cutâneos, como Sarcoptes scabiei, o causador da sarna humana. Este forma túneis na epiderme e libera secreções que provocam forte irritação. A deposição contínua de ovos nos túneis garante a perpetuação da infestação. O contacto com áreas infestadas da pele pode transmitir o ácaro para outro hospedeiro.

Clique aqui para solicitar um orçamento grátis.