Aranhas



Aranhas

As Aranhas são carnívoras. Algumas que encontramos no chão mantêm-se à espera da presa. Outras tecem uma teia em altura para capturar os insectos voadores em locais ao abrigo do vento e vivem em sinuosidades da proximidade, mantendo-se ligadas à teia por meio de um fio que funciona como detector.


Fisiologia e Generalidades


As Aranhas apresentam um corpo dividido em 2 partes:
- o cefalotórax, que junta a cabeça e o tórax, soldados, suporta os olhos (1 a 4 pares), as peças bucais e 4 pares de patas;
- abdómen que comporta, na posição traseira, as fieiras destinadas a fiar as sedas.

A Aranha doméstica (Tegenria domestica) tem um corpo que mede 1 cm, as patas têm 5 a 6 cm de envergadura e as teias são extremamente desorganizadas, cobertas de partículas de sujidade. Acasala em meados de Junho e tece um casulo, que fica suspenso na teia, onde guarda os seus ovos. 

A Aranha de duas pontas (Steatoda bipuncta) tem um corpo que mede de 4 a 7 mm. Está frequentemente presente nas zonas calmas dos locais (celeiros, caves, anexos). Também visita a casa. A fêmea põe uma massa de 100 a 150 ovos que ela fixa a um suporte depois de rodeá-los com um casulo.

A Aranha-das-janelas (Amaurobius fenestralis) é comum nos anexos, caves, ombreiras de portas, paredes e cercas. A fêmea põe ovos no mês de Junho num compartimento de seda, escondido por diversos materiais, na proximidade do fio. Ela morre no fim do Verão. Encontramos, então, os despojos próximos da teia, ao lado dos restos do ninho e da primeira muda das crias.

A Zygiella x-notata apresenta um corpo com 5 a 7 mm que comporta motivos enredados brancos, ocres, cinzentos e pretos. Extremamente comum nas casas onde tece, nos recantos das janelas, uma teia que apresenta como particularidade a ausência de um sector radial no local onde está esticado o fio que liga à habitação.

A Aranha-zebra (salticus scenicus): a família dos salticídeos conta com espécies caçadoras, que não tecem teias, mas que saltam sobre as presas que caçam depois de esperarem. Apresenta um corpo semelhante a uma zebra e 4 pares de olhos. 

Clique aqui para solicitar um orçamento grátis.