Baratas



Baratas

As baratas provêm de locais ricos em germes incorporados com resíduos e partículas de pó que se agarram aos pêlos DO insecto. É deste modo que elas podem transmitir diversos germes patogénicos. Elas regurgitam e re-ingerem várias vezes os alimentos antes da sua ingestão definitiva, No próprio local onde se alimentaram, ou seja, directamente nos nossos alimentos. Elas podem, pois, transmitir-nos os seus endogermes.

AS suas capacidades mandibulares e as suas aptidões omnívoras tornam-nas capazes de triturar o seu ambiente mais sensível (papeis e cartões, madeira...). Infestações siginificativas podem destruir arquivos inteiros.

Existem 3 espécies mais comuns:

 

   Barata Germânica  Barata Americana  Barata Oriental
 Fisiologia

Côr castanha amarelada a laranja, tem um tamanho de 15 a 20 mm na idade adulta.

40 mm NO estado adulto, côr castanha, 2 manchas simétricas escuras, que rodeiam uma zona mais clara, situadas na parte superior DO protórax. AS asas cobrem grande parte DO corpo.

Côr escura, castanha avermelhada a preta. 20 a 30 mm na idade adulta. AS fêmeas têm asas atrofiadas.

 Habitat e Distribuição

Locais quentes, escuros e húmidos (motores de electródomésticos, condutas variadas, fendas e ranhuras). São antagonistas da Barata Americana e não se localizam NO mesmo local. Encontra-se em climas temperados e em toda a Europa.

Locais escuros, húmidos e frescos(rede de esgotos, condutas variadas, caves). São antagonistas da Barata Germânica e Oriental. Mais frequente na bacia DO Mediterrâneo.

 Ocupa, preferencialmente, AS caves e fundações, ou seja, locais escuros, húmidos e frescos. São antagonistas da Barata Americana. A sua distribuição é mundial.

 Biologia Vive 280 dias. A fêmea põe ATé 40 ovos de cada vez  e está sexualmente activa dentro de 3 meses, em média.  A duração de vida é de 16 meses. Uma fêmea é fecundada 12 a 30 vezes e cada ooteca (casulo) contém 12 a 16 ovos.

A sua duração média de vida é de 11 meses. Uma fêmea é fecundada 13 a 15 vezes e cada ooteca contém 12 a 16 ovos.

Modo de vida e Alimentação Vive à noite. Omnívora, alimenta-se de detritos e dos nossos alimentos presentes NO seu habitat em abundância.  Restos alimentares ou detritos.  Vive à noite, omnívora, prefere alimentos ricos em proteínas e acesso a água corrente.

 


Principais doençAS transmissíveis:
Febre tifóide, gastroentrite, infecções de feridas, abcessos, infecções intestinais e urogenitais, diarreia, disenteria, tuberculose, lepra, peste bubónica, poliomielite, disenteria amibiana.

Assim também como alguns parasitas:
Ascarídeos, oxiúros, ténias, ancilostomas. 

 

Para cada espécie, adotamos uma metodologia de Desbaratização adaptada em conformidade.  


Clique aqui para solicitar um orçamento grátis.